Orientações para servidores em teletrabalho

Informações para suporte em equipamentos institucionais


Os dispositivos de propriedade da UFRPE devem ser utilizados apenas para fins institucionais;

Os serviços de suporte e manutenção em equipamentos de TI serão realizados apenas em equipamentos institucionais, somente nas dependências da UFRPE e com a presença de um responsável pelo equipamento, após abertura de chamado na Central de Serviços Digitais.

Orientações Gerais:


  • Mantenha todos os seus programas e sistemas operacionais licenciados e atualizados com as versões mais recentes. As atualizações geralmente contêm correções de segurança importantes que ajudam a proteger seus dispositivos contra ameaças;
  • Assegure que todas as contas existentes em seus equipamentos tenham senhas;
  • Feche sua sessão (logout) ao acessar sites que requeiram o uso de senhas, principalmente ao usar equipamentos compartilhados.
  • Recomenda-se de que seu computador, notebook ou dispositivo móvel esteja protegido com um antivírus atualizado e firewall habilitado;
  • Mantenha seus dispositivos seguros e protegidos fisicamente, por exemplo, bloqueando seu computador quando não estiver em uso;
  • Não compartilhe informações de acesso (login e senha) com outras pessoas e não permita o uso do seu dispositivo de trabalho por terceiros;
  • Esteja atento a e-mails com conteúdos e links maliciosos. Verifique sempre a origem dos e-mails e evite clicar em links suspeitos. Desconfie de mensagens inesperadas, especialmente aquelas que solicitam informações sensíveis;
  • Jamais forneça qualquer informação a desconhecidos; sejam elas pedidas por e-mail, ou por formulários em páginas da Web que tenham despertado sua atenção. Essas são formas do golpe conhecido por phishing. Esteja ciente de que nenhuma organização idônea faz esse tipo de solicitação.
  • Faça backup regularmente dos seus arquivos importantes em um local seguro, preferencialmente na nuvem. Isso ajuda a proteger seus dados contra perda;
  • Recomenda-se não utilizar redes públicas, como: shoppings, aeroportos, entre outros;
  • O servidor que necessitar de orientações para instalações de softwares utilizados para suas atividades laborais deverá buscar informações no Portal de Ajuda (https://ajuda.ufrpe.br) e, caso não encontre as informações desejadas, poderá registrar um chamado na Central de Serviços Digitais para obter o suporte necessário.
  • Em caso de suspeita de invasão, desconecte sua máquina (da rede cabeada ou wi-fi), desligue-a e notifique imediatamente
  • Recomendamos que seu acesso à internet seja fornecido por provedor homologado pela Anatel, ( https://sistemas.anatel.gov.br/stel/consultas/ListaPrestadorasLocalidade/tela.asp?pNumServico=045 ).
    • Ressaltamos, que conforme as normas do programa de teletrabalho da UFRPE o servidor deve ter plena condições exercer suas atividade de trabalho no horário acordado em seu plano individual, e que a indisponibilidade pode acarretar cancelamento da sua estadia no programa de teletrabalho. Outro ponto a se observar, e que a utilização de provedores não homologados pela Anatel pode ser arriscado, pois, os mesmos não sofrem auditorias quanto aos níveis de disponibilidade e qualidade de serviço prestado ao cidadão. Serviços de rede configurados inadequadamente podem ser acessados maliciosamente para roubar informações pessoais.

Sistemas


Serviços de acesso via intranet serão acessados, exclusivamente, via VPN;

Serviços internos, que não funcionem via VPN, serão analisados pela STD.

As solicitações de VPN devem seguir as orientações disponíveis no Catálogo de Serviços Digitais da UFRPE;

Configurações de equipamentos


Configurações mínimas recomendadas de equipamentos para utilização de aplicativos de escritório e acesso à internet:

  • Um processador com múltiplos núcleos, a partir do Intel Core i3 da 9ª Geração ou um processador AMD equivalente;
  • 8 GB de memória RAM;
  • HD ou SSD (melhor desempenho) de 256 GB;
  • Conexões: Verifique se o computador possui portas USB suficientes para conectar seus dispositivos, como impressoras, dispositivos de armazenamento externo, etc
  • Conectividade: Certifique-se de que o computador tenha conectividade Wi-Fi integrada para se conectar à rede sem fio. Se você preferir uma conexão com fio, certifique-se de que tenha uma porta Ethernet para conectar-se à rede com cabo.
  • Câmera e microfone: Para participar de videoconferências verifique se o computador possui uma câmera e um microfone integrados de boa qualidade. Caso contrário, considere adquirir uma webcam e um headset separados.

Para demais necessidades, deve-se atentar aos requisitos mínimos dos softwares necessários ao trabalho do servidor. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Central de Serviços Digitais da UFRPE.

Abaixo seguem alguns links com requisitos mínimos para softwares específicos:

Photoshop - https://helpx.adobe.com/br/photoshop/system-requirements.html

Autocad - https://www.autodesk.com.br/support/technical/article/caas/sfdcarticles/sfdcarticles/PTB/System-requirements-for-AutoCAD-2022-including-Specialized-Toolsets.html

Adobe Premiere Pro - https://helpx.adobe.com/br/premiere-pro/system-requirements.html

Adobe Illustrator - https://helpx.adobe.com/br/illustrator/system-requirements.html